top of page
Psicanalista.jpeg

Julio Roberto Costa iniciou sua vida acadêmica e profissional como sociólogo, seguindo a tradição dos que valorizam a psicanálise como ferramenta para a compreensão da vida social.

Na graduação, foi orientado pelo professor João Gabriel Lima Cruz Teixeira, de orientação freudiana, que posteriormente o orientou em uma bolsa de aperfeiçoamento pelo CNPq, com a pesquisa “A Teoria da Sociedade em Freud”. No mestrado, obteve bolsa da CAPES, com um estudo da dinâmica cultural entre o grupo e o indivíduo, sob a orientação da professora Maria Angélica Brasil Madeira.

Em 2003 lançou, pela Editora Litteris, seu livro “Ser mais Pessoa”, explorando as interfaces entre sociologia e psicanálise, por meio da psicologia social de Otto Rank. A partir de 2013, dedicou-se integralmente ao conhecimento psicanalítico, e sua produção acadêmica teve uma recepção positiva por psicanalistas de várias partes do mundo. Em 2014, uma crítica favorável de seu livro foi publicada no periódico da Ernest Becker Foundation. Proferiu palestra no Setor de Psicologia Aplicada da UERJ em 2016, e, em 2017, ofereceu o curso “Ética e Dignidade Humana na Psicanálise de Otto Rank” como curso de extensão na PUC-RIO.

Finalizou o tripé psicanalítico na Sociedade Psicanalítica Sigmund Freud de São Paulo, e teve como psicanalista didata a Dra. Laís Helena da Rocha, sendo analisado por ela de 2011 a 2016.

Desde 2016 é membro do Existential Psychoanalytic Institute and Society – EPIS (EUA), onde publica, realiza palestras e participa de seminários regulares. É editor associado do periódico “EPIS Journal”. Foi convidado para lecionar, em nível de pós-graduação, na Eötvös Loránd University (Budapeste, Hungria).

A versão em inglês de seu livro “Ser mais Pessoa” está na lista dos “Top 100” mais vendidos em Psicologia Existencial e Psicologia Humanista da livraria Amazon dos Estados Unidos, desde seu lançamento em 2014.

bottom of page